28 de mai. de 2009

Altdeutschen

Nesse sábado (30 de maio) será lançado o livro "Altdeutschen - A história que não foi contada" de Zélia Sell, as 15h no Clube Concórdia.


ALTDEUTSCHEN -" Alemães Antigos de 1829 -A História Que Não Foi Contada " é um resgate que a jornalista e pesquisadora Zélia Sell faz dos pioneiros germânicos chegados ao Paraná, Santa Catarina e São Paulo em 1829. O termo "Altdeutschen" significa "Alemão Antigo" e se refere também a um estilo de móveis em madeira , objetos em estanho, louça , peças de roupa,artesanato em geral e até aforismos dessa época.

Por ocasião dos 180 anos da chegada dos pioneiros alemães em 2009, e já tendo iniciado pesquisa há cerca de 10 anos para "Histórias de Grein", (sobre seus ancestrais, publicada no boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), a jornalista se surpreendeu com novos documentos que relatavam uma participação ativa da aqui duquesa austríaca (e depois imperatriz brasileira) Dona Leopoldina nessa história. Também da vinda desses colonos como soldados para manterem nossas fronteiras e a independência do Brasil, recém declarada. Como bem retrata a capa do livro "Altdeutschen" (o quadro "Imigrantes" de Arthur Nísio, transformado em um quebra-cabeças onde faltam algumas peças), a reconstituição dessa história é um verdadeiro quebra-cabeças, onde algumas peças ainda podem ser encaixadas.

O livro, será lançado em 30 de maio no Clube Concórdia, em Curitiba, e dia 27 de junho em Rio Negro, Paraná, estará à venda nas livrarias Arcádia (Rua Treze de Maio), LR Livros (Rua Tapajós), na Banca Bom Jesus (Juvevê).