10 de dez. de 2009

Nikolaustag

No último domingo, dia 6 de dezembro comemorou-se o dia de São Nicolau. Tradicionalmente na Alemanha as crianças colocam seus sapatos na lareira ou janela na véspera do dia seis esperando que ao acordar São Nicolau tenha trazido doces e quem sabe também uma Rute, uma varinha que representa o comportamento da criança durante o ano, quanto mais travessuras ela faz, maior é a varinha.

Quem traz a varinha não é o São Nicolau, mas sim seu ajudante: Krampus. Ele é meio homem, meio cabra, carrega sempre correntes e um saco onde esconde as crianças mal comportadas e às vezes troca os doces por carvão.

Até o século XVI, antes do surgimento da figura do Papai Noel era o tal Nikolaus o responsável pela distribuição dos presentes. Como São Nicolau era um bispo, sua aparência é muito semelhante a do Papai Noel: um velhinho de barba branca e roupa vermelha.

Toda essa tradição foi vivenciada pelas crianças do Concordias Germanische Volkstanzgruppe. O contador de estórias Paulo Medeiros as hipnotizou falando sobre São Nicolau e seu assustador ajudante Krampus. No final da contação da estória as crianças foram procurar seus sapatos pelo clube, curiosas para saber se Krampus havia trazido carvão ou uma Rute. Mas como todas se comportaram muito bem em 2009, ganharam apenas deliciosos doces.