15 de abr. de 2011

Ensaio no Bosque - confirmado!

Confirmado o Ensaio no Bosque Alemão às 16h no domingo.

12 de abr. de 2011

Osternbräuche


A Páscoa é uma das mais antigas celebrações cristãs, mas tem sua origem em antigos ritos pagãos. Muito comuns especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland, após a unificação das Alemanhas muitos costumes voltaram a ser praticados em todo país. O símbolo do ovo de Páscoa tem sua origem no significado do renascimento, pois representa a fertilidade. Desde o século XII ele tem o costume de ser cozido e pintado para ser usado na decoração. Esses ovos coloridos podiam também ser pendurados em árvores, muitas vezes ainda secas do inverno, "dando vida" novamente a elas - Osternbaum.


Outra tradição germânica de Páscoa é a Osternwasser: na madrugada do domingo de Páscoa, a água adquire um poder especial. A água coletada nesse dia protege contra males e doenças. As moças que lavam seu rosto com essa água tem beleza e juventude garantida por um ano. As meninas devem ir à beira de um rio ao amanhecer e coletar água num jarro. Mas importantíssimo é ir em total silencio, pois se forem surpreendidas por rapazes o efeito da água pode ser contrário...

Além dessas tradições, muitas canções, receitas e costumes fazem a Páscoa ter aquele delicioso gostinho do aconchego da família. Venha vivenciar essas tradições neste final de semana com o Concordias Germanische Volkstanzgruppe: